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Conselho de Classe


É uma instância colegiada com a participação da direção, equipe pedagógica, docentes, alunos e de forma facultativa, quando convidados, os funcionários e os pais. É responsável para analisar e deliberar sobre questões pedagógicas, principalmente resultados de ensino aprendizagem dos alunos por turma. A sua atribuição, constituição e operacionalização compõe-se de pré-conselho, conselho de classe e pós- conselho. Faz parte do processo ensino-aprendizagem na medida em que tem a finalidade de acompanhar todo o processo educativo por meio de análises sobre componentes da aprendizagem dos estudantes, considerando as relações entre ensino, aprendizagem e avaliação.

 É um espaço colegiado, que reúne o grupo dos envolvidos com o processo ensino-aprendizagem com o poder de deliberação. Deve priorizar seu papel pedagógico e garantir os aspectos democráticos do processo da avaliação em todas as suas dimensões.

Os conselhos de classe ocorrem trimestralmente, após o fechamento dos dias letivos e fechamentos dos resultados avaliativos e tem como finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos componentes da aprendizagem dos estudantes, considerando as relações entre ensino, aprendizagem, sendo consultivo e deliberativo, bem como, após analisar as informações e dados apresentados no Pré-Conselho, é a de intervir em tempo hábil no processo ensino e aprendizagem, oportunizando o estudante, formas diferenciadas de apropriar-se dos conteúdos curriculares estabelecidos. No pré-conselho e no Conselho de classe com os professores que são definidas as ações pedagógicas necessárias para atuar junto aos alunos com defasagens na aprendizagem e também estabelecidas as atribuições e validações das notas de comportamento-NPP, anteriormente tabuladas pelos professores no decorrer dos dias letivos. Deve-se priorizar seu papel pedagógico e garantir os aspectos democráticos do processo da avaliação em todas as suas dimensões. É no Conselho de classe que os professores discutem e encontram soluções, a partir das dificuldades identificadas durante os trimestres. A operacionalização do Conselho de Classe do Colégio também descrito no Regimento Escolar, apresenta três etapas:

 1ª) Pré-Conselho: é realizado em cada turma, com a participação de todos os estudantes juntamente com a equipe pedagógica para rever como aconteceu todo o processo de ensino aprendizagem durante o trimestre e traçar metas para o próximo. Os resultados são levados para serem apresentados no Conselho de Classe de cada turma, para os professores analisarem as opiniões de estudantes, verificar as dificuldades e comparar os resultados de cada disciplina apresentados na referida turma.

2ª) Conselho de Classe com os professores: É uma reunião com todos os professores de uma turma para observar e discutir as anotações do pré-conselho, rever como aconteceu a parte pedagógica e se resultou em uma aprendizagem esperada. Após análise de todos os dados e resultados avaliativos dos estudantes, tem-se uma conclusão do que deu certo e que precisa ser melhorado. A partir disso, são estabelecidas novas estratégias. É no Conselho de Classe por turma que são tomadas decisões de ações para o próximo trimestre.

3ª) Pós-conselho: A equipe pedagógica com as anotações do pré-conselho e do conselho de Classe, retorna à turma para um debate e construções de novas condutas e estratégias. Nesse momento, a equipe pedagógica e direção realiza a chamada de pais para rever condutas, resultados e sugestões para que o filho possa apresentar melhores resultados. Como fechamento do Pós-conselho, em dia específico é realizado a entrega de boletins com a presença dos pais por turma, onde equipe pedagógica e direção reforçam com os pais, as sugestões, indicações e tomadas de decisões dos professores durante o Conselho de Classe por turma.

O Conselho de Classe é soberano nas decisões, portanto, o que se definir no mesmo, são ações que tanto o corpo docente como o discente devem seguir como regra. Quanto ao conselho de Classe final, sendo soberano, tem o poder de analisar a trajetória estudantil do aluno, e quanto o mesmo apresenta-se em situação complicada de aprovação, o mesmo pode ser aprovado ou não por Conselho de classe.




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