Quantidade de Páginas visitadas

LABORATÓRIO DE QUÍMICA -  3ª SÉRIE A

Os alunos da 3ª série A realizaram aula prática de Química, com a professora Marta Helena Cerbaro no laboratório de química da escola.

Os conteúdos trabalhados foram:

- Análise da porcentagem de álcool na gasolina;

- Solubilidade dos compostos;

- Separação de misturas de líquidos imiscíveis.

Segundo a professora, de acordo com a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), o teor de álcool permitido na gasolina é de 27%. Caso a quantidade de álcool não esteja dentro desse patamar, temos um combustível adulterado, o que pode trazer danos mecânicos ao veículo com o tempo.

Aulas práticas atraem a atenção dos alunos, o resultado é uma aprendizagem significativa. Os alunos prestam mais atenção e participaram efetivamente dos experimentos.

Relatos dos alunos:

- Vitor e Guilherme: aprendemos como identificar a porcentagem de álcool em uma quantidade de gasolina.: 50 mL de gasolina + 50mL de água, misturados e medidos em uma proveta. Após verificar a formação da mistura medimos e calculamos a porcentagem de álcool presente na gasolina.

- Manuel: A aula no laboratório foi muito interessante, apesar de o laboratório estar sendo montado conseguimos aproveitar e interagir bastante. A experiência foi bem-sucedida, nós agradecemos a professora por suas aulas incríveis.

- João Paulo: A aula foi boa, porém falta alguns equipamentos para fazer mais experimentos.



AULA PRÁTICA COM A 1ª SÉRIE B

Alunos da 1ª SÉRIE B em aula no laboratório de química na escola. Conteúdo estudado condutividade elétrica em soluções iônicas e covalentes. As aulas em laboratório são aquelas que, de maneira geral, mais estimulam a participação do aluno. Por serem práticas e possibilitarem testar tudo aquilo que é aprendido na teoria. As práticas laboratoriais contribuem para desenvolver o raciocínio do estudante e estimular a tomada de decisões em procedimentos importantes, segundo a professora Marta Helena Cerbaro.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito