Quantidade de Páginas visitadas

 Formação Continuada




Encontro Pedagógico - Estudo e Planejamento


Os encontros pedagógicos são organizados para estudos de temas escolhidos pelos professores ou emanados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), sempre priorizando debates e assuntos referentes ao processo ensino/aprendizagem.

Ocorrem no início do ano letivo e ao retorno do recesso do mês de julho. São dois dias de encontros com temas relacionados ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Plano de ação da escola, dentro do processo de formação continuada.

 


Reuniões de Equipe


As reuniões da equipe pedagógica tem como objetivos, discutir e trabalhar a organização escolar no que se refere ao planejamento, avaliação, proposição didático-pedagógica e metodologia, para qualificar sempre mais o processo de ensino e de aprendizagem, dentro do que é proposto pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP).

As reuniões pedagógicas se desenvolvem em momentos especiais com um planejamento já previsto no Plano de Ação da escola e no calendário escolar.

São organizadas em dois momentos: o momento de estudo e o momento de replanejamento.

No momento de replanejamento os professores se reúnem por área de conhecimento revendo o que planejaram, como esta o andamento do trabalho em sala de aula e aproveitam para acrescentar ou modificar partes deste planejamento.

No processo de aprendizagem, estudam e elaboram metodologias de trabalho, buscando qualificar as aulas dando destaque para o que é significativo neste processo.

Na hora atividade, através de uma organização prévia, a equipe pedagógica trabalha junto com os professores auxiliando, tanto no seu planejamento de aulas como no enfrentamento dos problemas que acontecem no processo do ensino e da aprendizagem.



Reunião de Pais


As reuniões de pais tem como objetivo a participação dos mesmos em todo o processo escolar. Acontecem uma a cada início de ano letivo, onde é trabalhado o planejamento anual da escola, previamente elaborado pelos professores, porém aberto a sugestões dos pais. Juntos combinamos como serão desenvolvidas todas as atividades pedagógicas, atividades culturais e recreativas, financeiras, etc. Além disso, são apresentados os professores e as instituições que trabalham em parceria na escola. 



Atividades Pedagógicas realizadas na escola


- Projeto Inclusão:

Desenvolvido em todos as disciplinas, através de rodas de conversação e troca de ideias, estudo de texto, apresentação de vídeos, palestras, debates e outros. Realizado durante todo o ano.


- Atividades contemplando a Diversidade Cultural:

Realização de levantamento das etnias representadas no Colégio, pesquisando as características de cada uma e preparando apresentações. Realizado durante todo o ano.


- Atividades esportivas e lúdicas:

Preparação e execução de atividades esportivas e lúdicas entre os alunos, nas várias modalidades esportivas trabalhadas nas aulas de Educação Física. A ser realizada em dois momentos, no final de primeiro e segundo trimestre.


- Participação dos pais/ Família na Escola:

Busca de participação dos pais na escola, incluindo-os nos eventos escolares e implantando a Escola para Pais, através de realização de reuniões e eventos destinados a eles. Em reuniões trimestrais, em eventos e sempre que necessário a presença dos pais na escola.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito